PPAv_Cartas_Sids


SID (STANDARD INSTRUMENT DEPARTURE)
 
   Também chamadas de cartas de saída, as SID apresentam diversos procedimentos padronizados para decolagem e afastamento do aeroporto de partida. Uma mesma SID pode conter mais de um procedimento.
 
   Pode ocorrer também que um procedimento ofereça desdobramentos, permitindo saídas para diferentes setores. Cada desdobramento recebe o nome de TRANSIÇÃO (TRANS).
 
   O procedimento consiste em um trajeto a ser percorrido e um gradiente de subida, ou seja, a velocidade de subida em pés por minuto (ft/min).
 
A trajetória é marcada por VOR, NDB ou fixos.
 
   No caso de um vôo ATC (vôo controlado, empregando os servidores da SATCO, IVAO etc.), o controlador responsável pelo aeroporto de onde partimos define qual a saída (ou SID) ativa, ou seja, em vigor.
 
Mesmo no caso de vôos off-line, onde não há controlador, as SID podem ser empregadas, ficando a cargo do piloto a escolha de qual procedimento usar.A seguir, apresentamos uma carta SID e, sobre ela, destacamos as informações disponibilizadas:
 
http://www.voetla.org/images/cartas/CArtaSID.gif
 
    O Gradiente de Subida Mínimo representa exatamente qual o percentual mínimo de subida que deve ser obedecido.
 
Ele vem descrito no quadro RMK e deve ser estritamente obedecido. Para facilitar o trabalho do piloto, existe uma tabela que converte este percentual em razão de subida em pés por minuto (ft/min):
 

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Tropical Linhas Aereas Virtuais

Cms by phpVMS