PPAv_Cartas_IAC


CARTAS DE APROXIMAÇÃO
 
   Este é o último tipo de carta a ser comentado.Elas definem procedimentos para a aproximação especificamente a um aeroporto, não atendendo a nenhum outro. Entretanto, cada aeroporto pode ter, e normalmente tem, mais de uma carta. 
 
    Novamente, é o controlador quem define o procedimento ativo (ou seja, em vigor) para cada aeroporto sob sua responsabilidade. O piloto, na ausência do controlador, tem a liberdade de escolher o procedimento que melhor lhe convier.
 
    Diferentemente das SID's e STAR's, cada carta só pode apresentar um único procedimento de aproximação de modo a não confundir o piloto num momento tão crítico.
    
Existem basicamente dois tipos de cartas de aproximação:
 
CARTAS VAC (VISUAL APPROACH CHART)
 
    Apresenta o procedimento para aproximação visual.
É dividida em duas seções, sendo que a superior apresenta o circuito de aproximação e pouso visual.
 
A seção inferior disponibiliza comentários úteis. A figura abaixo é a carta VAC do aeroporto de Santos Dumont:
 
http://www.voetla.org/images/cartas/VAC.jpg
 
2.6.2 CARTAS IAP OU IAC (INSTRUMENT APPROACH PROCEDURE / CHART) 
 
    O procedimento aqui é adaptado para uma aproximação auxiliada por instrumentos. Este tipo de carta apresenta três seções: A seção superior mostra o trajeto a ser percorrido com as respectivas proas verdadeiras. A seção intermediária, por sua vez, detalha o PERFIL de descida e a seção inferior discrimina informações complementares. Vejamos o exemplo abaixo. 
 
http://www.voetla.org/images/cartas/IAP.jpg
 
    As cartas de aproximação são extremamente úteis e garantem um bom pouso.
Entretanto, nem sempre o piloto contará com elas. Neste caso, ele tem duas opções:
 
·         Se em vôo ATC, deve solicitar ao controlador uma aproximação vetorada, recebendo instruções específicas de proa, altitude e auxílios ao pouso (ILS, VOR, NDB etc...); ou
·         Se em vôo offline, cumprir circuito padrão de aproximação visual ou realizar afastamento, curva base e pouso usando instrumentos, iniciando neste caso o procedimento a, no mínimo, 1500 ft em relação ao aeroporto.
  
 

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Tropical Linhas Aereas Virtuais

Cms by phpVMS