PPAv_Meteorologia

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE METEOROLOGIA AERONÁUTICA

Embora os avanços da tecnologia aeronáutica tenham tornado as viagens menos sensíveis a determi­nados aspectos do estado do tempo, a meteorologia continua, e sempre continuará, a ser essencial para a eficiência do voo.

A informação meteorológica é vital para a segurança das ope­rações aéreas, contribuindo para o conforto dos pas­sageiros e facilitando o estabelecimento de rotas mais rápidas, econômicas e de voos regulares.

Cada vez mais, além da segurança, busca-se um melhor aproveita­mento do espaço aéreo, e, nesse contexto, as informa­ções meteorológicas são decisivas na hora de voar. Veja a quem elas são de extremo interesse:

meteorologia1

Piloto

O conhecimento das condições meteo­rológicas reinantes nos aeródromos é fundamental para a realização ou não do voo. Além disso, é preciso saber se a operação dos aeródromos vai sofrer alterações por motivos mete­orológicos, necessitando, então, de informações preci­sas relativas ao teto, à visibilidade, ao tempo presente, ao vento, bem como a que horas deverão ocorrer essas mudanças e por quanto tempo prevalecerão.

É imprescindível conhecer as condições em rota: direção e velocidade do vento ao longo da mesma, ocorrência de formação de gelo, de turbulência e tempestades de trovoadas associadas a nuvens cúmulus-nimbus (CB), que possam acarretar desvios de rota e, por consequência, maior consumo de combustível.

meteorologia2

Torre de Controle (TWR)

Além da visibilidade, é importante saber se a variação do vento interferirá na cabeceira da pista em uso e a que horas isto ocorrerá, bem como se a sua intensidade poderá comprometer a operação.

Controle de Aproximação de Aeródromo (APP)

A formação de trovoadas associadas a nuvens CB requer a previsão da hora de início, duração e sua extensão. Assim será possí­vel avaliar o comprometimento operacional em virtude da limitação do espaço aéreo, ou seja, se o número de aeronaves na área terminal deverá ser reduzido.

Centros de Controle de Área (ACC)

Para um ACC, saber quais as rotas aéreas que estão sob a influên­cia de condições meteorológicas adversas é decisivo, interferindo na operação. Ter a perfeita noção do momento em que novas rotas serão afe­tadas operacionalmente, qual volume do espaço aéreo será comprometido e o desvio mais seguro nestas condições.

Função militar

A meteorologia se destaca, também, pelo apoio específico aos diversos tipos de operações. O nível em que ocorrerá a trilha de con­densação é fun­damental para o desenvolvimento de operações estra­tégicas e para a Aviação de Trans­porte, o vento nas camadas da atmos­fera sobre a Zona de Lançamento de carga e de paraquedistas.

Nas mis­sões de infiltração aérea, em terreno inimigo, o lança­mento de paraquedistas com velame aberto requer da meteorologia a dis­tância e a radial de salto, para que, sob o planeio do vento, se atinja o alvo proposto.

meteorologia3

Vale lembrar que a necessidade de se obter informações precisas e atualizadas sobre as condições meteorológicas locais nos aeródromos e ao longo das rotas aéreas se torna ainda mais essencial com o aumento do fluxo de tráfego aéreo.

Desse modo, instrumentos e equipamentos de observação meteorológicos modernos e atualizados, bem como prognósti­cos meteorológicos cada vez mais confi­áveis, desempenham um papel de vital importância operacional.

Fonte: hangar33.com.br

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Tropical Linhas Aereas Virtuais

Cms by phpVMS