PPAv_SC

 

 

Superfícies de Controle ou comando


São as partes móveis da asa e empenagem, geralmente localizados nos bordos de fuga e fixadas através de dobradiças, tendo como função controlar o voo do avião. 
As superfícies de controle dividem-se em:
 
Superfícies Primárias ou Principais:
 
·         Ailerons: Localizados nas asas, são responsáveis pelo movimento de rolamento sobre o eixo longitudinal, e são comandados pela movimentação do manche para esquerda ou para a direita. Seu movimento é defletido, ou seja, o aileron de uma asa se movimenta no sentido contrário do outro.
 
·         Leme de direção: Localizado na parte posterior do estabilizados vertical             (deriva ), é responsável pelo movimento de guinada sobre o eixo vertical, sendo comandado pela movimentação dos pedais para esquerda ou direita.
 
·         Profundores: Localizados na parte posterior do estabilizador horizontal ( bordo de fuga ), são responsáveis pelo movimento de arfagem ( subir ou descer ) sobre o eixo transversal, e são comandados pela movimentação do manche para frente ( picar ) ou para trás ( cabrar ).
 
Superfícies Secundárias;
 
Compensador do Aileron;
·         Compensador do Profundor;
·         Compensador do Leme de Direção

http://www.voetla.org/images/estruturas/superficiesecundaria.gif
Flaps – Localizados na parte posterior ( bordo de fuga ) das asas, são dispositivos móveis que estendidos nas fases de voo com baixa velocidade ( decolagem e aproximação para pouso ), aumentam a sustentação da aeronave.
Pela alteração na área ou curvatura das asas, são classificados como dispositivos hiper sustentadores.
Slots – Localizados na parte anterior ( bordo de ataque ) das asas. São fendas que podem ser fixas ou móveis, aumentando a curvatura, sem aumentar a área das asas, aumentando a sustentação. Também classificados como dispositivos hiper sustentadores.

Spoilers ou Freio Aerodinâmico – Localizados na parte superior das asas, junto ao bordo de fuga, são dispositivos móveis que estendidos servem para reduzir a velocidade e sustentação da aeronave.
Também chamados de freios aerodinâmicos, são utilizados nas operações de descida, e na corrida de pouso para auxiliar na frenagem.

Compensadores ou TRIM TABS –
 São dispositivos que podem ser ajustados pelo piloto (TRIM), ou automáticos, e servem para corrigir tendências indesejadas da aeronave, desta maneira tornando os demais comandos mais leves. Estão localizados no bordo de fuga, junto às superfícies primárias de comando, portanto são dispositivos aerodinâmicos.
A estrutura das superfícies de controle é semelhante à das asas, embora seja mais simplificada. O movimento é efetuado através de um mecanismo denominado Sistema de Controle do Voo, que será estudado no próximo capítulo

FLAPS E 'SLATS'

Ambos são denominados dispositivos hipersustentadores por que permitem à asa produzir maior sustentação.
São úteis no pouso ou mesmo na decolagem, pois tornam possível levantar voo ou aterrissar com menor velocidade.

http://www.voetla.org/images/estruturas/flapsslats.jpg

SPOILERS


Os spoilers ou freios aerodinâmicos têm como principal função impedir que a velocidade do avião aumente excessivamente durante uma descida.
São geralmente usados em aviões de alta velocidade e podem também auxiliar na função dos ailerons como veremos no próximo capítulo.


http://www.voetla.org/images/estruturas/spolers.jpg

COMPONENTES SECUNDÁRIOS DA ESTRUTURA

Fazem parte da estrutura da aeronave as carenagens, portas, janelas de inspeção e tampas diversas que facilitam a manutenção.
Outras partes, como naceles, flutuadores, tanques de ponta de asa, não serão estudados, pois pertencem a cursos mais especializados.


 

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Tropical Linhas Aereas Virtuais

Cms by phpVMS